Por onde começar?
Portanto, o nosso conselho é terem um caderno ou usar uma folha de Excel onde se apontam todos os créditos (quanto dinheiro se ganha) e débitos (despesas, estas são divididas por despesas fixas, neste caso utilizamos um envelope para cada uma destas despesas, já vos dizemos como..., e as despesas variáveis).
Portanto, o nosso conselho é terem um caderno ou usar uma folha de Excel onde se apontam todos os créditos (quanto dinheiro se ganha) e débitos (despesas, estas são divididas por despesas fixas, neste caso utilizamos um envelope para cada uma destas despesas, já vos dizemos como..., e as despesas variáveis).
Despesas fixas:
- Renda da casa
- Água
- Água
- Luz
- Gás
- Tv cabo- Gás
- Telemóveis
- Gasóleo
- Supermercado
- Colégio/Infantário
- Empregada doméstica
- Condomínio
- Passe
- Esteticista
- Ginásio
- Prestação do carro
- Empréstimo bancário
- Cartão de crédito
- Etc...
- Etc...
Despesas variáveis:
- Jantar/almoçar fora
-
Comprar roupa (por pessoa)
- Farmácia
- Consultas médicas
- Cinema
- Etc...
- Farmácia
- Consultas médicas
- Cinema
- Etc...
Por fim, temos as despesas
fixas, mas anuais:
- Seguro da casa
- Seguro automóvel, inspeção, revisão, etc.
- Seguro automóvel, inspeção, revisão, etc.
- Seguro de saúde
- Etc...
Feitas as contas, vamos ver o que sobra ou falta, se for o caso de faltar, temos que cortar nas despesas.
O envelope que vos falamos, é
um bom método de organização, por exemplo: ela sabe que vai ao cabeleireiro de três
em três meses, vamos supor que gasta 50€, agarra-se num envelope onde se escreve
"cabeleireiro", divide-se os 50€ por 3, e logo que se receba o ordenado
coloca-se nele 16,6 €, após três meses temos os 50€.
O mesmo fazemos mensalmente com
as despesas fixas anuais.
Esperamos ter ajudado!
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